Preparando o golpe
Somente com a preparação correta e antecipada de um golpe é possível usar-se a cabeça da raquete corretamente. Potência, velocidade, efeito, direção e ritmo, são controlados pela maneira como a cabeça da raquete vai contra a bola ao golpeá-la.
A razão pela qual o jogo de pés é tão vital à produção de bons golpes é que possibilita um meio automático de trazer a cabeça da raquete a uma posição, na qual pode golpear em linha com a trajetória da bola. Saque, drive, chop, slice ou smash, necessitam somente de um movimento livre do braço, que carregue a cabeça da raquete diretamente ao encontro à bola, em sua direção à sua trajetória. Somente no voleio, a cabeça da raquete não deverá ser levada tão longe. Um dos melhores dito em tênis que eu conheço é: Deixe a cabeça de sua raquete fazer o serviço.
O segredo da preparação de um golpe está em levar a cabeça da raquete atrás, tão logo você veja para onde vem a bola e conserva-la pronta até o momento de golpeá-la. Somente o voleio, no qual a cabeça da raquete é mantida em frente ao corpo, de modo a poder encontrar a bola rapidamente, é uma exceção à esta regra.
Afinal de contas, as cordas são colocadas na raquete com a finalidade de golpear a bola e somente elas a devolvem. Assim, ponha a cabeça de sua raquete em posição para usar as cordas eficazmente e isto o ajudará a evitar movimentos desnecessários em seus golpes.